segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fritjof Capra - Sobre a Rio+20 -Entrevista

    Fritjof Capra, um dos mais conceituados pensadores mundiais da sustentabilidade, afirma em entrevista ao blog Razão Social, que as Ongs serão protagonistas da Rio+20.
    Em sua opinião, os fóruns  sociais paralelos deverão assumir o papel principal nas discussões das questões ambientais.


                                                                                                                                                                             
http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/?a=297&periodo=20120








                                                                                                                                                                                     










sexta-feira, 27 de abril de 2012

Manifesto por um Brasil literário

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/6vVfeTrSYM8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 O manifesto por um Brasil literário  luta para garantir a inclusão do direito à leitura literária infanto juvenil.
 Este manifesto vem de encontro a iniciativa da Conferência Rio+20 que enquadra-se nesta perspectiva pois sua missão é "promover a transição em direção a formas sustentáveis de vida e a uma sociedade global baseada em um contexto ético compartilhado que inclui o respeito e o cuidado com a vida, a integridade ecológica, os direitos humanos universais, o respeito pela diversidade, a economia justa, a democracia e uma cultura de paz."
 O escritor e acima de tudo poeta Bartolomeu nos brinda com sábias palavras: a literatura abre portas para o sujeito fantasiar o seu futuro e transformá-lo.

Projeto "Ao redor da Ibero - América 2012"

 Em função da Cúpula da Terra Rio +20 a OIE ( Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), lançou o projeto com a intenção de gerar uma conscientização sobre a importância do cuidado e da proteção de nosso meio ambiente; construindo a partir do hoje um futuro voltado para ações sustentáveis em harmonia com a natureza, acessível a todos e com todos.

Fonte: oie@oie.org.es   www.oie.org.es

O Caminho da Escassez

 O texto fala sobre um estudo cujo foco é o estoque de água no mundo, mostrando-nos que em 2025 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas com severa escassez de água pois existe um desequilíbrio no consumo entre as nações mais ricas, das nações menos favorecidas.
 Revela também a preocupação da conscientização de que o planeta é finito, e que os países desenvolvidos têm sua parcela de responsabilidade e devem assumi-la consumindo menos.
 Acreditamos que é através de políticas de educação, sérias, que se conseguirá mudar este comportamento social contendo assim o sobreconsumo e evitando o colapso do planeta.

Fonte: Jornal "O Globo" edição 26/04/2012  Caderno Economia/Ciência                

O Debate Verde

 A conferência Rio +20 pretende reunir pelo menos 80 chefes de estado e delegações de 120 países para discutirem formas de erradicar a pobreza a partir de práticas econômicas sustentáveis; desdobrando outra conferência realizada há 20 anos atrás, a Eco 92.
 A busca de melhor qualidade de vida passou a guiar debates em prol da preservação do ambiente em que vivemos em todos os níveis físico, político/social.

 ESPECIAL RIO+ 20

Uma imundície só

 A reportagem nos alerta sobre a alta produção de lixo na Cidade Maravilhosa, levando o primeiro lugar como a que produz mais lixo.
 Mostra-nos através de dados a quantidade individual de lixo produzido por dia e compara a cidade a outras metrópoles, reforçando a falta da disciplina de educação ambiental a partir dos anos iniciais para conscientizar a criança da importância de se preservar o meio ambiente.
 Ressalta as vantagens da reciclagem e nos orienta ao descarte correto de alguns produtos que utilizamos em nosso cotidiano e propõe ideias para darmos um novo resignificado ao produto ao invés de descartá-lo.

Fonte: www.vejario.com.br   edição 11/04/2012

A Hora do Planeta

 Acreditamos na importância d ovimentos como "A Hora do Planeta" para mobilizar a sociedade a refletir e repensar suas ações diante da questão do sobreconsumo que afeta toda a comunidade Terra.

Matéria lida no blog: educarparamudaravm.blogspot.com

"Mutirão de Reflorestamento"

 Em meio a tantas denúncias em nosso país, foi um alento lermos que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro foi premiada com o programa "Mutirão de Reflorestamento".
 Temos contato com um grupo de caminhantes que percorre florestas e trilhasde nossa cidade que confirmam esta notícia nos morros: Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo e Vidigal. Mas, fazem um alerta para 2.000 mudas que estão morrendo no Parque da Cidade à espera do "Mutirão".
 Percebemos a necessidade de envolver o alunado neste programa para que se tornem multiplicadores.

 Matéria lida no blog: grupomundosustentável.blogspot.com 

domingo, 22 de abril de 2012

  PARA REFLETIR: DIA  22   de   abril    DIA   DA   TERRA
                                           





                                              
                                                         


















REVISTA  ELETRÔNICA                                                        

                                  
   



                                                                                                           
Educação Ambiental em Ação é uma revista eletrônica com material de excelente qualidade nessa área.
Acesse o link disponível na lista. Vai valer a pena!























Visitando Blogs

        Blog Eco-educa 
A educação ambiental faz parte da nossa proposta profissional,e este blog traz bons exemplos de trabalhos realizados.


     Blog  Didaticaverde
O blog traz informações atualizadas sobre acontecimentos relacionados à Conferência e à questões ambientais. 



sábado, 21 de abril de 2012

Governança Global

Sérgio Besserman, economista e ambientalista,declarou que um tema não escapará das discussões da Rio+20: o da governança global - como transformar decisões em ações.
A questão faz parte do cotidiano da educação ambiental nas escolas, ou seja, como fazer com que a conscientização para a sustentabilidade que realizamos seja também uma prática vivenciada.




http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/rio-20-tratara-governanca-global-diz-besserman-623670.shtml

PLANETA  SUSTENTÁVEL  Em 30/03/2012
Artigo de Marina Franco                                                 
Edição de Monica Nunes

POSIÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO PREOCUPA.



          A postura do governo brasileiro ao dizer que a Rio+20 não é uma conferência sobre meio ambiente,mas sobre desenvolvimento sustentável, preocupa a todos nós que pretendemos aumentar e manter a qualidade de vida em nosso planeta.

         Como se desenvolvimento sustentável não fosse resultado de uma política  ambiental consciente.

          Brasileiros notáveis no assunto, lançaram, em São Paulo, um documento em que pedem mudanças na forma como as negociações da Conferência estão sendo conduzidas.

          Corremos o risco de todo o trabalho de educação ambiental realizado após a Eco92 ser ignorado.

Rio Mais ou Menos 20?



              Fonte:  PLANETA SUSTENTÁVEL  Em 21/04/2012
Artigo de Débora Spitzcovsky
Edição de Mônica Nunes
                          

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Guia Época para a Rio +20

Guia para a Rio+20

Confira o que vai acontecer em junho na cidade palco do encontro mundial sobre desenvolvimento sustentável


Para que todos possam obter maior informação a respeito de quando irão ocorrer os eventos do encontro mundial sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio + 20, o globo.com, revista Época, disponibilizou um guia para o Rio+20, mencionando cada tema do encontro, data, local, e procedimentos necessário para que os interessados possam participar e do irá tratar cada evento. É importante ressaltar que haverá eventos oficiais, que não serão abertos a todas as pessoas, e haverá, também eventos não-oficias, que serão abertos para os interessados. Ressaltamos  também que o ideal é que os interessados já possam tomar conhecimento para que possa se organizar para o grande evento que trará grande benefício a nossa qualidade de vida.   

                                      O guia para a Rio+20 pode ser obtido em:

 http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/04/guia-para-rio20.html  

UMA DICA !











Vale a pena, tenha certeza!





                                                   Grupo Ação Educativa


Sustentabilidade na Escola – Cuidados com a Natureza

A sociedade dos dias atuais adora o consumismo exagerado em todas as camadas sociais. Desde crianças, as pessoas aprendem a comprar cada vez mais, e aos poucos a consciência ecológica é perdida. Em boa parte das escolas, a maioria das práticas para garantir uma conscientização sobre o meio ambiente resume-se a uma semana especial de apresentação de trabalhos, que, depois de seu término, é desperdiçada, uma vez que trata-se apenas de “um evento especial”, e não de práticas diárias.

O consumo sustentável surgiu nos últimos anos para auxiliar nesse ponto. Tomando como a base os métodos incentivados pela sustentabilidade, o consumo sustentável visa a conscientização da sociedade, de modo que as pessoas possam economizar em gastos de qualquer natureza, ajudando na preservação do planeta.

Com a sustentabilidade apresentando novas práticas, muitas escolas criaram projetos com o intuito de levar a conscientização ecológica aos alunos, sobretudo às crianças, que são mais suscetíveis ao aprendizado. A maneira mais direta de mostrar como a natureza auxilia a sociedade é integrando os princípios da sustentabilidade no cronograma de estudo. Todas as disciplinas podem ser adaptadas para conscientizar e mostrar aos alunos como ajudar o meio ambiente.

Existem alguns colégios que se destacam pelo seu engajamento com a sustentabilidade. Algumas dessas escolas estão reunidas no projeto Palco Digital, o qual reúne em seu cronograma, além de atividades culturais e um ambiente propício ao aprendizado, eventos ecológicos tanto na internet quanto fora dela, apresentando interativamente para os alunos como adquirir a conscientização ecológica.

Um projeto que tem sido adotado por muitas escolas é a Horta Orgânica, o qual tem o objetivo de introduzir alimentos sem agrotóxicos na merenda escolar. Além disso, os alunos podem aprender como preparar a terra e como fazer o plantio. Assim, os alunos têm uma melhoria não só na alimentação, como também no aprendizado.                              

                    Autor: Carlos Abreu
Este artigo está em    ww.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-na-escola-cuidados-com-a-natureza/          

REDE ECOBLOGS

                                                                                                             
A rede Ecoblogs  reúne artigos, textos, vídeos ,numa ampla gama de materiais sobre meio ambiente e sustentabilidade publicados por bloqueiros,e, também, sites e projetos em torno das causas ambientais.
Tratar de sustentabilidade na escola,é também criar nos alunos e na comunidade escolar como um todo, o hábito de refletir,discutindo e opinando em,e sobre, todas as questões que nos digam respeito.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Seminário Rio +20: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e do pensamento crítico

Será realizado nos dias 26 e 27 de abril na UNIRIO, no auditório do CCET, o seminário "Rio +20: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e do pensamento crítico". Diferente dos seminários promovidos por agências governamentais e da grande mídia, o evento pretende abordar os problemas ambientais a partir de um olhar mais crítico e independente do discurso oficial que parece tomar conta do tema, fomentado por grupos de pesquisa e movimentos sociais comprometidos com a luta socioambiental.

Entrevista Michael Löwy





O intelectual anglo-brasileiro Michael Löwy concedeu uma entrevista à revista Caros Amigos e falou sobre suas expectativas quanto a realização da Rio 20+. Sumariamente, a resposta foi "NADA". Cita como exemplo as recentes conferências sobre o clima em Cancún, Copenhague e Durban para justificar sua posição pessimista, tendo em vista que, ainda que a crise ecológica cada vez mais avance, os governos, especialmente das principais potências econômicas, não tomam medidas significativas para lidar com essa questões. Essa incapacidade de tomar "medidas pela raiz" é o que acaba justificando que as discussões girem em torno de quantos graus o planeta aumentará em tanto tempo e que não se discuta um modelo alternativo de sustentabilidade econômica e ambiental para o mundo.


Ainda que as pessoas, enquanto sociedade civil, estejam mais atentas a questão, a população pobre é que vem sofrendo de forma mais dramática os efeitos gradativos da crise ambiental, tanto do ponto de vista dos desastres ecológicos, que avassalam a vida da população residente, quanto no nível da alimentação, que acabam consumindo alimentos contaminados pela lógica do agronegócio de desconsiderar a preocupação com a saúde das pessoas em torno de sua máxima lucratividade.


Por fim, Löwy deixa claro que há em disputa dois projetos: um, chamado genericamente de "economia verde", que nada mais é que a economia capitalista de mercado adaptada aos novos tempos; outro, é o ecossocialismo, uma contraposição ao sistema capitalista moderno, em que a produção e o consumo de produtos seriam realizados a partir do seu valor de uso para satisfazer as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.


A entrevista pode ser lida na íntegra em:
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2672-michael-loewy-critica-rio20-e-a-propaganda-da-economia-verde