O blog oficial do evento é http://movimentossociaisriomais20.wordpress.com/
terça-feira, 3 de abril de 2012
Seminário Rio +20: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e do pensamento crítico
Será realizado nos dias 26 e 27 de abril na UNIRIO, no auditório do CCET, o seminário "Rio +20: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e do pensamento crítico". Diferente dos seminários promovidos por agências governamentais e da grande mídia, o evento pretende abordar os problemas ambientais a partir de um olhar mais crítico e independente do discurso oficial que parece tomar conta do tema, fomentado por grupos de pesquisa e movimentos sociais comprometidos com a luta socioambiental.
Entrevista Michael Löwy
O intelectual anglo-brasileiro Michael Löwy concedeu uma entrevista à revista Caros Amigos e falou sobre suas expectativas quanto a realização da Rio 20+. Sumariamente, a resposta foi "NADA". Cita como exemplo as recentes conferências sobre o clima em Cancún, Copenhague e Durban para justificar sua posição pessimista, tendo em vista que, ainda que a crise ecológica cada vez mais avance, os governos, especialmente das principais potências econômicas, não tomam medidas significativas para lidar com essa questões. Essa incapacidade de tomar "medidas pela raiz" é o que acaba justificando que as discussões girem em torno de quantos graus o planeta aumentará em tanto tempo e que não se discuta um modelo alternativo de sustentabilidade econômica e ambiental para o mundo.
Ainda que as pessoas, enquanto sociedade civil, estejam mais atentas a questão, a população pobre é que vem sofrendo de forma mais dramática os efeitos gradativos da crise ambiental, tanto do ponto de vista dos desastres ecológicos, que avassalam a vida da população residente, quanto no nível da alimentação, que acabam consumindo alimentos contaminados pela lógica do agronegócio de desconsiderar a preocupação com a saúde das pessoas em torno de sua máxima lucratividade.
Por fim, Löwy deixa claro que há em disputa dois projetos: um, chamado genericamente de "economia verde", que nada mais é que a economia capitalista de mercado adaptada aos novos tempos; outro, é o ecossocialismo, uma contraposição ao sistema capitalista moderno, em que a produção e o consumo de produtos seriam realizados a partir do seu valor de uso para satisfazer as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.
A entrevista pode ser lida na íntegra em:
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2672-michael-loewy-critica-rio20-e-a-propaganda-da-economia-verde
Assinar:
Postagens (Atom)