O vídeo ressalta que hoje as pessoas têm acesso a informações sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, que gerações passadas não tiveram. Logo, a geração atual tem a responsabilidade e o compromisso de cuidar do planeta Terra. Dá a dica que como cada um de nós pode praticar o "cuidar" no seu dia-a-dia, contribuindo para um futuro melhor para nossa casa chamada Terra.
RIO - Explicar o encalhe de 30 golfinhos (Delphinus capensis) em Arraial do Cabo desafia especialistas. O evento, considerado extremamente raro, será investigado por pesquisadores brasileiros e americanos. Entre as causas mais prováveis está a poluição sonora, já que os animais usam sons para se orientar, como um sonar natural.
Por sorte, um turista registrou a cena, por volta das 8h da última segunda-feira. A aproximação do grupo, encalhe e salvamento de todos os golfinhos durou menos de quatro minutos, conforme publicado no blog “Em cartaz na web”, do GLOBO. A pronta reação de banhistas e dos funcionários da prefeitura encarregados da limpeza da praia chamou a atenção e repercutiu nas redes sociais. O vídeo tinha mais de 66 mil visualizações no final da tarde de quarta-feira.
Especialista em fauna marinha, Salvatore Siciliano, pesquisador da Fiocruz, afirma que o encalhe dos golfinhos acende a luz amarela. Ele explica que os animais são muito habilidosos. Normalmente, dois ou três deles encalham por ano, e geralmente isto ocorre quando já estão doentes.
- Até então não tínhamos conhecimento de um fato como este. A imagem, portanto, é extremamente importante e vai desencadear uma série de estudos, além de reforçar a importância de monitorar estas populações - disse Siciliano. - As imagens já chamaram a atenção de pesquisadores de fora do Brasil. Fui procurado por cientistas que trabalham para o governo americano. Vamos trocar informações sobre o caso.
Duas hipóteses são as mais prováveis para explicar o encalhe coletivo. Os golfinhos poderiam estar fugindo de algum predador ou estavam desorientados por causa do barulho.
Outros casos em que golfinhos morreram por causa de poluição sonora já foram registados. Salvatore Siciliano cita um que ocorreu em 2009 na Inglaterra. Exames comprovaram que o grupo estava saudável:
- Não podemos descartar a perturbação grave por um efeito sonoro de origem antrópica (feita pelo homem). O Porto do Forno, por exemplo, opera bem ao lado.
Caso os golfinhos morressem, o impacto seria grande. A população desta espécie no Rio de Janeiro é estimada em cerca de 300 indivíduos. Ou seja, a morte de 30 deles representaria 10% do total.
Apesar do salvamento ter sido comemorado, a forma pela qual as pessoas pegaram os animais foi inadequada. Arrastar os golfinhos pela cauda pode causar lesões sérias, até a morte. Na semana que vem, haverá uma reunião, em Recife, para definir um plano de ação para lidar com encalhes. As imagens de Arraial do Cabo devem ser levadas ao encontro.
- As pessoas fizeram tudo errado, mas era o que devia ter sido feito, exatamente como no caso em que o sobrevivente do desabamento do prédio no Centro do Rio usou o elevador – afirma Siciliano. - Primeiro, as pessoas devem comunicar os órgãos responsáveis. Depois, é preciso manter os golfinhos molhados e protegidos do sol, para não desidratarem. Além disso, é importante evitar confusão, barulho, e isolar a área.
O secretário municipal do Ambiente de Arraial do Cabo, David Aguiar, elogiou a ação dos moradores, turistas e funcionários da prefeitura.
- O pessoal da limpeza que estava na praia viu o encalhe e resolveu ajudar. Além do mais, parte da população é de pescadores, acostumada a botar a mão em peixes. Eles tiveram que pensar rápido. E deram conta – elogiou Aguiar, que tem outras hipóteses para o encalhe. - Os golfinhos podem ter perseguido um cardume até a beira do mar e ficaram desorientados. Ou, então, o líder do grupo estava doente ou desorientado. Os golfinhos não abandonam uns ao outros, acabou acontecendo aquilo.
Visitando o blog futuraspedagogas2.blogspot.com.br Tema: Economia do desenvolvimento sustentável
A reportagem da revista Nova Escola em que publicou um teste onde o leitor teria a oportunidade de verificar como está acontecendo a prática pedagógica de sua escola na questão da sustentabilidade.
Interessante pois o resultado poderá suscitar discussões de toda equipe trazenda enriquecimento para o tema.
Visitando o blog odisseiasalvandooplaneta.blogspot.com.br
O vídeo sobre a preservação da água do Projeto Teia da Vida é de uma sensibilidade incrível. As imagens falam por si. Muito bom para trabalhar com os alunos.
Visitando o blog diamaterio20.blogspot.com.br
As imagens do vídeo são intensas e deixam claro a beleza e a complexidade do planeta Terra e de seus habitantes. O fundo musical fechou com chave de ouro o espetáculo que nos faz refletir sobre como anda o nosso planeta.
Reportagem publicada no jornal "O Globo" de 25/05/2012 informa que um grupo de índios do Alto Xingu já está no Rio e iniciou a montagem da aldeia Kari-Oca II, para a RIO+20, que, desta vez, estará localizada num terreno da desativada Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. O evento sediará eventos paralelos á Rio+20, de 13 a 22 de junho de 2012.
Índios chegam ao Rio para montar aldeia
RIO - Índio quer trabalhar na aldeia Kari-Oca. Depois de uma viagem que durou três dias entre o Alto Xingu e o Rio — contando 12 horas de barco e o restante de ônibus —, 21 guerreiros tiveram que adiar a construção das ocas num terreno da Fiocruz, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. O grupo chegou na noite de terça-feira, mas só no fim da tarde desta quinta-feira o trator da prefeitura apareceu para limpar o terreno, tomado pelo mato. Como se trata de área verde, o município dependia de licença ambiental.
No dia 19 de junho será realizada a reunião Rio+Social, que promete ser uma das mais importantes reuniões envolvendo tecnologia, mídias sociais e lideranças globais que poderá ser acompanhada pelo Facebook.
A reportagem é interessante, pois além de cuidarmos do planeta com a emissão de menos poluentes em nosso ar, podemos cuidar da nossa saúde com esta atividade física. Vamos pedalar pessoal!!
Os Cadernos de Estudos da SMERJ- 2º Bimestre, tratam da Rio+20 e apresentam atividades sobre como evitar o desperdício de água. Contribuímos com o clip musical da Turma da Monica: sustentabilidade na escola, da maneira mais lúdica possível!
CÚPULA DOS POVOS NA RIO+20 Os vídeos apresentam o evento social mais importante da Conferência, realizado fora o do espaço oficial e que representa a realidade do tratamento que o mundo vem dando à questão ambiental.
Cúpula dos Povos:várias vozes,um objetivo.
Com um ano de antecedência,movimentos sociais cuidaram de discutir propostas questões que efetivamente serão cobradas dos chefes de estado, e ,também mostram que todos nós podemos colaborar com preservação da vida no planeta, realizando e participando de ações sustentáveis.
ENERGIA SOLAR: "MENINAS DOS OLHOS" DOS
AMBIENTALISTAS
Interessante a matéria sobre a importância de maiores investimentos para melhor aproveitarmos a energia solar, em nosso comentário destacamos a importância do comprometimento de nossos governantes para que possamos aproveitar melhor nossas riquezas naturais.
Este vídeo mostra a importância da Rio 92 para o desenvolvimento do nosso país e o que conseguimos após esse encontro que reuniu mais de 170 países. 20 anos depois, um novo encontro mundial reafirma um compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, reforçando a importância dos três pilares do desenvolvimento sustentável : ambiental, social e econômico.
A revista eletrônica Herbarium traz um artigo da autoria de Aline Gonçalves,sobre jogos educativos brasileiros,gratuitos, disponíveis no site do Centro Disciplinar e merecem destaque os jogos e brincadeiras voltados para a preservação ambiental e sustentabilidade. Que tal verificar a sua habilidade em remover focos da dengue e em jogar lixo nas cestas corretas? Acesse: http://www.ludoeducajogos.com.br/
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Visitando
Blogs
Era da
Sustentabilidade – Projeto Cultural que Transforma Lixo em Música
Após ter visitado o blog, pude reforçar a idéia de
que muitos estão realmente investindo e acreditando de coração no desenvolvimento
sustentável. Percebe-se que estão sendo explorados vários meios para levar o
cidadão a se conscientizar dessa ação. O importante é que isso não tem
acontecido apenas nos ambientes escolares, mas grupos têm se reunido para explorar
através de várias artes a tão esperada conscientização do meio ambiente. Outra importância
está na contribuição da abertura de espaço que muitos estão buscando para que
os trabalhos sejam divulgados, aumentando ainda mais a possibilidade de
conscientização por parte de todos, como apresenta o projeto cultural.
Temos que acreditar, pois já sabemos que a união faz a força.
Onde e quando acontecerão
os eventos da Rio+20
A revista Veja realizou uma matéria muito interessante
para aqueles que estão com grande empenho se voltando para o grande evento que tem
como objetivo, mais uma vez, conscientizar a todos da grande importância do
desenvolvimento sustentável. Pois a matéria apresenta os locais onde e quando ocorrerão
os eventos da Rio+20, ressaltando que cerca de 50 mil participantes da
conferência vão se reunir em espaços nas zonas sul e oeste, com destaque para
as regiões próximas ao Parque do Flamengo e ao Riocentro.
Para obter maior esclarecimento é só acessar o seguinte
endereço: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/encontro-marcado-no-rio
O governo do Estado do Rio de Janeiro está preparando vários assuntos para serem levados a Rio+20, entre eles a criação do primeiro mercado de carbono compulsório do Brasil. O objetivo é fazer com que as empresas que não conseguirem se manter dentro dos limites estabelecidos de emissão de gases do efeito estufa, sejam obrigadas a comprar cotas de emissão ou créditos de carbono. Vejam mais em:
BLOG sustentarparaviver - Carta escrita no ano de 2070
Muito interessante o vídeo onde uma carta é escrita no ano de 2070, retratando o que pode acontecer com o planeta se não tomarmos consciência sobre a importância em protegê-lo para as gerações futuras. Relata a vida de um homem de 50 anos com aparência de 85, que pôde acompanhar o desperdício do passado e as consequências no futuro. Vale a pena conferir!
BLOG r20edu - Menino revoluciona o método de captação solar
Conta sobre a invenção de uma máquina capaz de captar 20% mais energia solar que muitas máquinas inventadas por cientistas de vários países, esse inventor, um menino americano de 13 anos, onde observando a natureza conseguiu inspiração para essa descoberta.
A revista Veja, fez uma série de reportagens em quinze páginas sobre condutas que devemos adotar sobre o uso da água, energia, lixo , transporte e o consumo.
Através de atitudes simples podemos contribuir para a preservação dos nossos recursos naturais.
Entre as reportagens estão o uso da água, tomando como exemplo o Rio de Janeiro, e como o carioca utiliza a água que consome; e sobre o lixo, a quantidade de resíduos do Rio é a maior do Brasil. 8.400 toneladas é o volume de dejetos produzidos por dia no Rio, 252 toneladas de lixo são recicladas diariamente na cidade, ou seja, apenas 3% dos detritos são reaproveitados.
Fonte :Revista Veja de 11/04/2012 – Especial Rio+20
A cidade do Rio de Janeiro a partir de junho terá 10 dias de reuniões e discussões sobre o desenvolvimento sustentável, para que a comunidade esteja inteirada no que isso vai significar para todos, e qual a importância desse encontro, o PNUD(Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), está preparando diversas ações culturais e sociais na cidade, com o intuito de divulgar os objetivos da Rio+20. Comunidades como Rocinha,Cidade de Deus, Babilônia, Chapéu-Mangueira, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Complexo do Alemão e Vidigal serão beneficiadas com essas ações que contam com o apoio de algumas ONG's. É o início da inclusão social!