sábado, 31 de março de 2012

Sustentabilidade na escola.FAZENDO A NOSSA PARTE

  Mudar na população o hábito da dependência da eletricidade é um processo a longo prazo, no qual a
escola pode e deve assumir uma posição de liderança. 
  Sabe-se que as crianças , quanto mais jovens forem, mais influenciam os hábitos familiares, sendo vetores eficientes das campanhas realizadas pelas instituições escolares.
  Uma ação simples, como a de apagar as luzes da sala de aula  sempre que a turma se retirar, tornar -se-á um hábito que, certamente, será levado para o lar, além de contribuir realmente para evitar o desperdício da energia elétrica.



Jornal do Brasil - País - Apagar as luzes é símbolo de luta pelo planeta, diz participante

quinta-feira, 29 de março de 2012

O Futuro Que Queremos

     O Futuro que Queremos - Kit de Conversação


                                                     Esta página contém informações sobre como participar da campanha acima, com sugestões possíveis de serem realizadas pela escola no trabalho de conscientização e engajamento efetivo de toda a comunidade escolar.


                     http://www.onu.org.br/img/2011/11/rio20_kit-conversacao.pdf






                                




                                           

domingo, 25 de março de 2012

PRÁTICA SUSTENTÁVEL NA ESCOLA

          O  blog da RIO + 20 noticiou, no último dia 23, a abertura do site do PNUMA sobre a celebração do Dia Nacional do Meio Ambiente - WED - que este ano será no Brasil.
          No site, o link http://www.unep.org/portuguese/WED/A-Z/ sugere atitudes sustentáveis que tanto podem ser tomadas individualmente quanto serem implementadas nas escolas, a fim de mudar o tratamento pedagógico teórico na abordagem das questões da preservação ambiental e da sustentabilidade, que hoje predomina para uma conscientização efetiva através de práticas sustentáveis.


         "...diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos." (Freire,1998)


      Conhecer o trabalho realizado na E E Comendador  Joaquim Alves, Pirenópolis-Goiás, é exemplo da importância da participação da escola na manutenção da qualidade de vida das próximas gerações.


           
          Referências Bibliográficas

        http://www.onu.org.br/rio20/br/blog

        NOÊMIA LOPES - Como fazer uma  escola sustentável - REVISTA NOVA ESCOLA edição 007 ABRIL/MAIO 2010 - 23/03/2012 


                      
     

24/03/2012

Rio de Janeiro
            O engajamento da população carioca nas discussões sobre o futuro do planeta passa pela mobilização da comunidade escolar. 
            Ao conscientizar alunos e responsáveis sobre a questão ambiental, a escola não só faz a sua parte, como também fornece subsídios para uma rede infinita de ações conscientes de preservação  ambiental.



Referência Bibliográfica

http://wwwonu.org.br/rio20/br/blog/
        






                                

terça-feira, 6 de março de 2012

A Era da Sustentabilidade na Educação

  O objetivo desse blog é divulgar e abrir espaço para reflexões dentro das escolas e universidades sobre o tema Sustentabilidade Ambiental no âmbito da prática pedagógica.
  Achamos de fundamental importância articular o tema à educação pois precisamos perceber a pedagogia não mais com a visão da era industrial, produtivista e exploratória do mundo e sim, como uma nova concepção: a Terra não só vista como um corpo Cosmo, Natureza, mas como um bem a serviço da humanidade.
  É através da Pedagogia de sustentabilidade que vamos construir os alicerces de uma cidade educadora onde irá prevalecer a sustentabilidade no processo de seu desenvolvimento.
  Por isso, precisamos informar, formar e transformar aprofundando nossas discussões sobre o tema para que todos os cidadãos saibam relacionar-se de forma consciente com a natureza e com os outros na cidade do futuro.


     "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza, da alegria e da natureza."
                                                            
                                                                Paulo Freire